Telemóvel

(+351) 912 355 330

Telefone

(+351) 289 147 224

Sagres

<p>Terra de cruzamento de rotas entre o Mediterr&acirc;neo e o Atl&acirc;ntico, Sagres ostenta uma beleza m&iacute;stica e selvagem. As suas teatrais fal&eacute;sias que invadem o azul do mar, a sua import&acirc;ncia hist&oacute;rica na epopeia dos Descobrimentos, bem como o seu legado enquanto local de culto desde o per&iacute;odo neol&iacute;tico conferem-lhe uma dimens&atilde;o &eacute;pica.</p> <p>Situada no ponto mais sudoeste do Velho Continente, distante do resto do mundo, Sagres manteve intactas as suas tradi&ccedil;&otilde;es, costumes e dezenas de quil&oacute;metros de praias desertas. Um cen&aacute;rio paradis&iacute;aco para a pr&aacute;tica de uma grande variedade de desportos, nomeadamente, trecking, pesca, mergulho, vela, windsurf, kite surf, bird watching e&hellip;SURF.</p> <p>Com efeito, Sagres - capital de surf por excel&ecirc;ncia e anfitri&atilde; de v&aacute;rios campeonatos e festivais &ndash; &eacute; considerada um dos melhores destinos na Europa para a pr&aacute;tica deste desporto, quer seja por profissionais ou amadores. &Eacute;, de facto, a &uacute;nica regi&atilde;o em Portugal com duas costas &ndash; a meridional e a ocidental. A primeira, composta por enseadas e ba&iacute;as, produz ondas relativamente suaves sendo ideal para os iniciantes. J&aacute; a segunda, para surfistas mais experientes, &eacute; recortada e composta por arribas, ostentando praias que enfrentam a for&ccedil;a toda do Atl&acirc;ntico e, como tal, produzem uma ondula&ccedil;&atilde;o que pode ascender os 5m. As diversas e reconhecidas escolas de surf espalhadas pela vila, o amontoado de jovens de cabelos longos e alourados, as peles bronzeadas a deambular pelos bares tem&aacute;ticos, a circula&ccedil;&atilde;o invulgar de p&atilde;es de forma carregadas de pranchas e o ambiente festivo e musical s&atilde;o uma constante para os visitantes desta paisagem bravia e deslumbrante.</p> <p>&Eacute; ainda nesta terra, cujas gentes permanecem ainda muito ligadas ao mar, que se encontra o melhor marisco, especificamente, os percebes. Estes crust&aacute;ceos, de aspeto pouco apelativo mas incrivelmente saborosos, podem atingir os &euro;50/kg. E percebemos porqu&ecirc;. A apanha deste marisco &eacute; uma atividade demorada e extremamente arriscada, exclusiva a pescadores experientes. De facto, os percebes crescem em pedras escorregadias incessantemente chicoteadas pela feroz rebenta&ccedil;&atilde;o. &Eacute; por essas rochas irregulares, com o aux&iacute;lio de uma singela corda, que os apanhadores &ndash; aut&ecirc;nticos guerreiros do mar - descem para apanhar o crust&aacute;ceo num ritmo cronometrado entre ondas. E gra&ccedil;as a eles, podemos saborear esta iguaria que n&atilde;o &eacute; menos do que um aut&ecirc;ntico beijo do mar.</p>

Sagres

Terra de cruzamento de rotas entre o Mediterrâneo e o Atlântico, Sagres ostenta uma beleza mística e selvagem. As suas teatrais falésias que invadem o azul do mar, a sua importância histórica na epopeia dos Descobrimentos, bem como o seu legado enquanto local de culto desde o período neolítico conferem-lhe uma dimensão épica.

Situada no ponto mais sudoeste do Velho Continente, distante do resto do mundo, Sagres manteve intactas as suas tradições, costumes e dezenas de quilómetros de praias desertas. Um cenário paradisíaco para a prática de uma grande variedade de desportos, nomeadamente, trecking, pesca, mergulho, vela, windsurf, kite surf, bird watching e…SURF.

Com efeito, Sagres - capital de surf por excelência e anfitriã de vários campeonatos e festivais – é considerada um dos melhores destinos na Europa para a prática deste desporto, quer seja por profissionais ou amadores. É, de facto, a única região em Portugal com duas costas – a meridional e a ocidental. A primeira, composta por enseadas e baías, produz ondas relativamente suaves sendo ideal para os iniciantes. Já a segunda, para surfistas mais experientes, é recortada e composta por arribas, ostentando praias que enfrentam a força toda do Atlântico e, como tal, produzem uma ondulação que pode ascender os 5m. As diversas e reconhecidas escolas de surf espalhadas pela vila, o amontoado de jovens de cabelos longos e alourados, as peles bronzeadas a deambular pelos bares temáticos, a circulação invulgar de pães de forma carregadas de pranchas e o ambiente festivo e musical são uma constante para os visitantes desta paisagem bravia e deslumbrante.

É ainda nesta terra, cujas gentes permanecem ainda muito ligadas ao mar, que se encontra o melhor marisco, especificamente, os percebes. Estes crustáceos, de aspeto pouco apelativo mas incrivelmente saborosos, podem atingir os €50/kg. E percebemos porquê. A apanha deste marisco é uma atividade demorada e extremamente arriscada, exclusiva a pescadores experientes. De facto, os percebes crescem em pedras escorregadias incessantemente chicoteadas pela feroz rebentação. É por essas rochas irregulares, com o auxílio de uma singela corda, que os apanhadores – autênticos guerreiros do mar - descem para apanhar o crustáceo num ritmo cronometrado entre ondas. E graças a eles, podemos saborear esta iguaria que não é menos do que um autêntico beijo do mar.

Galeria