Algarve
Silêncio.
Tarde quente, sol queimando
Só a voz d´uma criança
Ao longe corre e balança
Na areia quente brincando.
As gaivotas voam manso
Sobre as despidas figueiras
E até as amendoeiras
Fazem convite ao descanso.
A tarde chama pela lua
Que a noite traz no seu ventre
E o calor prepara a mente
Pro luar que se desnua.
Uma voz sinto que vinha
Dum mouro-poeta, a verdade
Clamando, aí que saudade
Da terra que já foi minha!
Luís Marçal C. De Oliveira
Poema dedicado - 11 de Agosto de 2010.
Reconhecido como Melhor Destino de Golfe Europeu pelos World Travel Awards, o Algarve é uma região deveras captivante pela sua diversidade paisagística. Localizado no sul de Portugal, o Algarve possui um litoral que se estende por 200 quilómetros e ostenta algumas das mais limpas e pitorescas praias da Europa. Com mais de 3000 horas de sol por ano e um clima tipicamente Mediterrânico, o Algarve torna-se o local perfeito para visitar ou residir o ano inteiro.
Para onde quer que as atenções se virem, as cores da serra e do mar estão sempre presentes, numa aguarela em que ressaltam pontos dourados, verdes e azuis. A região é extensa e simpática, marcada pelos odores da maresia e das flores silvestres. Um passeio a pé pelo emaranhado de ruas, vielas e escadinhas do interior algarvio é a melhor forma de conhecer esta zona da região. Perca-se ainda na vastidão da orla litoral, tendo como fundo as mais belas praias da Europa, onde se avistam os recortes dos rochedos e as facécias das sombras que eles deixam no areal.
Depois dos encantos da paisagem, os aromas e sabores da cozinha tradicional algarvia. Cardápio confeccionado com peixe e marisco, caso da caldeirada de peixe ou da cataplana de amêijoas, ou com toda a tradição da comida serrana, como os cozidos de grão e de couve. O elenco das ofertas passa também pelas afamadas delícias regionais, representadas pelo figo, amêndoa, alfarroba e pela aguardente de medronho, destilada nas zonas da serra em velhos alambiques cobreados.
Atravessar o Algarve, erguido entre locais de elevado interesse ecológico, ricos em biodiversidade e ecossistemas, é caminhar por séculos de tradição, ainda hoje intacta. O artesanato que os artífices algarvios habilmente manufacturam, recorrendo a técnicas ancestrais, manifesta-se na olaria, cestaria, nas peças de cobre, latão e nos trabalhos de linho e de juta.
O património construído é outro ponto de paragem obrigatória. A arquitectura das casas caiadas, com platibandas coloridas e chaminés de beleza inigualável, os campanários das igrejas e os museus, que revelam excertos dos antepassados do povo algarvio, contribuem para a singularidade deste destino.
A dois passos da tranquilidade do interior, as animadas noites algarvias. Bares, discotecas, marinas e casinos asseguram a diversão dos mais foliões. Por outro lado, existe sempre um vasto leque de eventos e festivais ao longo do ano! As famílias podem usufruir de parques aquáticos, parques temáticos (o Zoomarine foi considerado o 7º melhor parque temático da Europa pelo TripAdvisor) e jardins zoológicos ou ainda excursões ao longo da costa de tirar o fôlego. Uma ampla variedade de desportos encontra-se ainda disponível – desde excursões e visitas turísticas, BTT, moto-quatro, regatas, karting, rally, eventos de motocross, vela, surf, ténis, equitação, passeios de caiaque, kite surf, a escalada e wakeboard ou ainda campeonatos de golfe e muito, muito mais. Recomenda-se, assim, a prática de desporto ao ar livre, seja nos campos de golfe verdejantes daquele que foi considerado Melhor Destino Europeu de Golfe (pela International Association of Golf Tour Operators), nas infra-estruturas que a região oferece para a actividade física, na costa ou nos montes algarvios, que depois dos rigores do Inverno, e ainda antes dos primeiros sinais primaveris, vestem-se de um branco róseo, devido às amendoeiras em flor que salpicam o horizonte.
Fonte: Associação do Turismo do Algarve | AlgarvePromotion | World Travel Awards